Criar um ambiente de trabalho que possibilite: o conhecimento e a valorização da Matemática como uma linguagem que permite a análise, compreensão, representação e transformação da realidade, ao identificar possibilidades de aplicação do conhecimento matemático na resolução de situações-problema do cotidiano, das atividades profissionais ou de outras áreas de conhecimento; o trabalho cooperativo permanente, na busca de consenso, no respeito à opinião do outro, na consideração do outro como fonte de conhecimento; o desenvolvimento pessoal, mediante o prazer de “fazer matemática”, numa perspectiva do jogo e da disciplina intelectual, da atitude crítica, de perseverança, autonomia e cooperação na busca de soluções; a utilização da tecnologia como recurso que favorece:a simulação de situações complexas e difíceis de serem realizadas numa situação real; o tratamento diferenciado do erro;· o desenvolvimento da capacidade de adequação dos recursos tecnológicos disponíveis à natureza dos problemas a serem resolvidos
INTRODUÇÃO
O projeto Números em Ação propõe a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação pelos professores e pelos alunos de 5a e 6a séries do Ensino Fundamental como apoio ao desenvolvimento de ações voltadas às dificuldades existentes no processo de ensino e aprendizagem da Matemática, sobretudo no tocante à capacidade de calcular.A Matemática é tomada como instrumento de leitura, interpretação e compreensão do mundo, visto que é cultura humana, que tem uma dimensão histórica; é um saber inacabado e mutável. É também uma linguagem e como tal apresenta aspectos sintáticos e semânticos. Dessa forma, pretende-se trabalhar com os alunos, visando a desenvolver a competência de agir matematicamente na resolução de situações complexas, mobilizando e relacionando conteúdos, habilidades e recursos diversos
OBJETIVO.
O objetivo primeiro do projeto Números em Ação é ensinar Matemática. O uso da tecnologia é uma opção para o estabelecimento de um contrato didático que alavanque mudanças atitudinais, motivacionais e procedimentais em alunos e professores em suas tarefas de aprender e ensinar. O conhecimento matemático recebe tratamento prazeroso e interessante e pode ser acessado com rapidez.Entretanto, além de serem meio, pois abastecem alunos e professores de novos recursos e novas formas de trabalho, as tecnologias são também um fim, porque proporcionam a inclusão digital de todos os que não têm acesso à tecnologia fora do ambiente escolar. Aprende-se a navegar na Internet, a utilizar editores de textos e softwares de autoria, enquanto se aprende Matemática.Os conteúdos e as atividades didáticas a serem desenvolvidos no projeto Números em Ação levarão em conta os seguintes objetivos de ensino e objetivos de aprendizagem, que têm como base aqueles expressos nos Parâmetros Curriculares Nacionais – Matemática
ESTRATÉGIA
Para um bom desempenho e participação dos alunos no projeto, o professor interage juntamente com eles, fazendo intervenções junto aos problemas de diversos conteúdos e assuntos, discussões e liberdade para expressarem suas próprias opiniões, produções e metodologias e conhecimento a priori já conhecido. Espaço para os alunos demonstrarem seus conhecimentos e métodos de resoluções e demonstrarem para seus colegas. O professor procura dosar a aula deixando um tempo livre para os alunos jogarem e acessarem a internet
METODOLOGIA
O principal recurso para o desenvolvimento do projeto é o uso da sala de informática, no qual os educandos fizeram acordos juntamente com o professor sobre o uso da sala de informática; trabalhos com diversos problemas matemáticos, e discussões, pesquisas e jogos que o programa oferece.O acompanhamento e a avaliação de resultados serão constantes, de forma que o replanejar seja possível em tempo real e que o professor se veja amparado por interlocutores que compartilham dos mesmos objetivos.Pela natureza do projeto, também é importante a participação da comunidade escolar, consultada ou pesquisada pelos alunos
NOSSA ESCOLA
Histórico da Escola A Escola E.E Julia Lopes de Almeida, está situada na avenida Cruzeiro do Sul, nº 357 no Jardim Rochdale na Cidade de Osasco. Atende aos Ensino Fundamental de 5ª à 8ª séries no período matutino e vespertino e Ensino Médio de 1ª à 3ª série, no período matutino e noturno. A gestão atual é composta por: 1) Diretor: Jose Eustáquio Beraldo. 2) Vice-direção: Tereza Zensque. 3) Vice-direção: Elza Sampaio. 4) Coordenação noturna: Suzete. 5) Coordenação diurna: Sueli Maria do Nascimento Amarante.
PÚBLICO ALVO
O Projeto Números em Ação está direcionado para os alunos das 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental, que tenha dificuldade no aprendizado da matemática, dando para esse aluno uma oportunidade de novos métodos de ensino
NOSSA TURMA
Fazemos parte de uma equipe de alunos muito interessados em aprender mais e mais, gostamos de matemática mas nem sempre entendemos suas regrinhas muito complicadas e por isso estamos aqui sempre prontos para aprender cada vez mais.